Um dos maiores erros que se possa cometer administrando remédios aplicados a farmacologia veterinária é achar que a dosagem animal é a mesma que a humana. Os organismos são diferentes, e mesmo que seja na dosagem por peso, está completamente equivocada.
Um exemplo é o do frango, animal que tem uma alta taxa de biotransformação, por isto precisa de doses maiores, já que a maioria da medicação será eliminada nesse processo.
É necessário que se estude amplamente, afinal, é uma vida em suas mãos, e deve ter todo o apoio médico necessário e conhecimento sobre farmacologia aplicada a medicina veterinária que você possa ter.
Informe-se também sobre a enfermidade exata do animal, e através do conhecimento quantitativo e do qualificativo, obtenha a posologia indicada para melhor efeito no organismo. É importante que saiba dosagem, para saber a medida exata que trará ao animal os efeitos terapêuticos.
A posologia dos medicamentos varia de animal para animal e é possível que cada espécie diferente tenha uma contra-indicação para um remédio que coube perfeitamente a um tipo específico de animal.
Existem diversas formas de se aplicar a medicação:
a) Através do Colutório: Consiste em impedir a ingestão utilizando-se do auxílio de uma espátula e distribuir o medicamento na língua.
b) Provenda: Esconder o remédio na comida do animal para que ele possa digerir.
c) Barbotage: Cozinhar vegetais, que depois de frios, poderão servir para que se aplique o medicamento, a exemplo da Provenda. Mais indicado para animais de grande porte.
d) Gargarismo: Colocar o remédio de forma a impedir a ingestão através da tração da língua. Manter a cabeça do animal abaixada.
Lembrando sempre que todos os métodos de farmacologia aplicada à medicina veterinária requer que seja feita por um profissional formado e veterinário atuante, este é apenas um guia para conhecimento geral.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/10693/farmacologia-aplicada-a-medicina-veterinaria#ixzz3w7O4sclr
Segue abaixo o link do material de apoio.
Para realizar o download, clique AQUI
0 comentários:
Postar um comentário